sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O Argumento Kalam – Parte 1*

A palavra Kalam em árabe significa literalmente "fala" porem veio a denotar um certo tipo de filosofia teológica - que contém demonstrações de que o mundo não poderia ser infinitamente velho e, portanto, deve ter sido criado por Deus. Esse tipo de manifestação teve um grande apelo entre cristãos e muçulmanos. Sua forma é simples e direta.

1. Tudo que começa a existir tem uma causa para existir.
2. O universo começou a existir .
3. Portanto, o universo tem uma causa para existir.

Vejamos as premissas em detalhes:
1. Tudo que começa a existir tem uma causa para existir.
Considere a primeira premissa. Tudo no universo é resultado da transformação de algo anterior. Nada surge do nada. A fotosíntese é apenas um exemplo, mas o mesmo raciocínio vale para toda a matéria do universo. Tente pensar em algo que surgiu do nada e verá que não é possível.
2. O universo começou a existir .
A segunda premissa é uma verdade? Será que o universo - a coleção de todas as coisas delimitadas por espaço e tempo  - começou a existir? Esta premissa recebeu recentemente o apoio da poderosa ciência natural, da chamada Cosmologia do Big Bang. Mas há argumentos filosóficos a seu favor também. Poderia uma tarefa infinita nunca ser feita ou concluída? Se, a fim de alcançar um determinado fim, infinitos passos tiveram que precedê-lo, poderia o final nunca ser alcançado? Claro que não, nem mesmo em um tempo infinito. Para um tempo infinito ser interminável, os seus passos tambem seriam infinitos. Em outras palavras, não há fim que jamais seria alcançado. A tarefa nunca seria concluída.

Mas e quanto ao passo justo antes do final? Poderia esse ponto nunca ser alcançado? Bem, se a tarefa é realmente infinita, então uma infinidade de passos também deverá existir. E, portanto, o passo justo antes do final também jamais poderia ser alcançado. E nem poderia existir o passo um pouco antes deste último. Na verdade, nenhum passo na seqüência poderia ser alcançado, pois uma infinidade de passos devem sempre ter precedido a qualquer passo. O problema vem da hipótese de que uma sequência infinita poderia sempre alcançar, por sucessão temporal, absolutamente qualquer ponto.
Agora, se o universo nunca começou, então ele sempre existiu.
Se ele sempre existiu, então é infinitamente velho. Se ele é infinitamente velho, então uma quantidade infinita de tempo teria que ter passado antes de (digamos) hoje. E assim, um número infinito de dias deve ter sido concluído – um dia sucedendo o outro - , um pouco de tempo a ser acrescentado ao que foi antes, para que o dia de hoje pudesse chegar. Mas este paralelo é exatamente o problema de uma tarefa infinita. Se o dia de hoje foi alcançado, então a seqüência infinita da história chegou a este ponto presente: na verdade, foi concluído até este ponto – até este presente, todo o passado já deve ter acontecido. Mas uma sequência infinita de passos nunca poderia ter chegado a este presente ponto ou qualquer ponto antes dele.
                       
Então, nem o presente dia não foi alcançado nem o processo de atingí-lo não era infinito. Obviamente, o dia de hoje foi alcançado. Assim sendo, o processo de se alcançar não era infinito. Em outras palavras, o universo começou a existir. Portanto, o universo tem uma causa para exitir, um Criador.

* Artigo traduzido e editado pelo blog. Originalmente publicado em http://www.strangenotions.com/god-exists/#6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo. Comentários com ataques pessoais ou palavrões não seão publicados.