segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O Argumento Kalam – Parte 2*

Pergunta 1: Os cristãos acreditam que vão viver para sempre com Deus. Então, eles acreditam que o futuro será interminável. Como o passado pode não ser também sem fim?
Resposta: A questão realmente responde a si mesma. Os cristãos acreditam que sua vida com Deus nunca vai acabar. Isso significa que ele nunca vai formar uma série infinita realmente concluída. Em linguagem mais técnica: um futuro sem fim é, potencialmente, - mas nunca realmente,  infinito. Isto significa que, embora o futuro nunca deixe de expandir e aumentar, a sua extensão real ainda será sempre finita. Mas isso só pode ser verdade, se toda a realidade criada teve um começo.
Pergunta 2: Como sabemos que a causa do universo existir ainda existe? Talvez ela tenha começado e depois deixou de ser.
Resposta: Lembre-se que estamos em busca de um motivo de existir do espaço e tempo. Esta causa criou todo o universo de espaço e tempo. E o espaço e o tempo devem fazer parte dessa criação. Então, a causa não pode ser outro espaço-temporal. (Se fosse, todos os problemas sobre duração infinita surgiria mais uma vez.) Deve ficar de fora de alguma forma, as limitações e as restrições de espaço e tempo.

É difícil entender como um um motivo de ser destes poderia "cessar" de ser. Sabemos como um ser dentro do universo deixa de ser: ele vem a tempo de ser fatalmente afetado por algum agente externo. Mas esta imagem é adequada para nós e para todos os seres limitados de alguma forma pelo tempo e espaço. A não ser limitado desta forma, não pode " vir " a ser ou "cessar " de ser. Se é que existe, deve existir eternamente.
Pergunta 3: Mas essa causa é Deus – ou seja, Ele e não um mero ‘algo’?
Resposta: Suponha que a causa do universo tenha existido eternamente. Suponha ainda que esta causa não é pessoal: que deu origem ao universo, e não através de qualquer escolha, mas simplesmente através de seu ser. Nesse caso, é difícil ver como o universo poderia ser qualquer coisa, mas infinitamente velho, desde que se verifiquem todas as condições necessárias para o universo exisitir a partir de toda a eternidade. Mas o argumento kalam mostrou que o universo não pode ser infinitamente velho. Assim, a hipótese de uma causa impessoal eterna parece levar a uma inconsistência.
Existe uma saída? Sim, se o universo é o resultado de uma escolha pessoal. Então, pelo menos temos alguma forma de ver como uma causa eterna poderia dar origem a um efeito temporalmente limitado. Claro, o argumento Kalam não prova tudo que os cristãos crêem sobre Deus, mas que prova o faz? Menos que tudo, no entanto, está longe do nada. E o argumento Kalam prova algo central para a fé cristã em Deus: que o universo não é eterno e sem começo, de que há um Criador do céu e da terra. E ao fazer isso, ele refuta a imagem do universo que maioria dos ateus deseja manter: a matéria auto-sustentável, infinitamente mudando em interminável.
* Artigo traduzido e editado pelo blog. Originalmente publicado em http://www.strangenotions.com/god-exists/#6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo. Comentários com ataques pessoais ou palavrões não seão publicados.